Este tipo de implantes dentários são uma excelente opção alternativa ao convencional implante dentário, que normalmente é em titânio, e apresentam os mesmos ou melhores resultados, dependendo do caso em questão. Irei descrever um pouco quais as características, vantagens e desvantagens, deste tipo de implantes dentários.
EVIDÊNCIA CIENTIFICA - existência de osteointegração entre osso e cerâmica. Não só comprovada na área da Medicina Dentária, as em outras áreas médicas, como por exemplo na Ortopedia também já são usados materiais em cerâmica.
Com o passar do tempo, sinto que existe mais procura deste tipo de implantes, essencialmente de pacientes que procurem soluções médicas sem metal - “alternativa mais biológica”.
ESTÉTICA - uma das diferenças entre os implantes convencionais (de titânio) e os de cerâmica, é a sua cor. Como o material é totalmente branco, em alguns casos pode ser benéfico, como por exemplo, biótipo gengival fino.
“SOFT-TISSUE FRIENDLY AND LESS PLAQUE” - vários estudos mostram que estes a gengiva adere bem as estes implantes, e sendo a cerâmica um material menos poroso, existe melhor e menos resposta inflamatória, assim como uma menor adesão bacteriana do que nos implantes convencionais.
EM EXPANSÃO - os implantes em cerâmica ocupam apenas 1%, no mercado dos implantes dentários, mas cada vez mais existe uma maior procura por parte dos pacientes, pois procuram soluções mais biológicas e com maiores resultados estéticos.
METAL-FREE - 100% - estes implantes são fabricados a partir de dióxido de zircónio, durante a oxidação do zircónio, ocorre uma reacção química onde os eletrões se movem do zircónio para as moléculas de oxigénio, como resultado, a cerâmica de zircónia é um material totalmente diferente quando comparado com o metal de zircónia.
VANTAGENS:
Osteointegração
Boa adesão dos tecidos moles
Geralmente menor acumulação de placa bacteriana
DESAFIOS DOS IMPLANTES CERÂMICOS:
não podem ser usados em todos os casos clínicos, devido às suas características; deve ter uma avaliação cuidada por parte de um Especialista, pois existem vários fatores a considerar para o sucesso do tratamento. Do ponto de vista médico e técnico, há que estar familiarizado com este tipo de implantes.
custo - têm um preço um pouco mais elevado que os implantes convencionais.
Podem os paciente ser alérgicos aos implantes de titânio? As reacções alérgicas aos implantes em titânio são muito raras, alguns estudos indicam uma percentagem de 0,6%, ou seja, quase inexistente.
IMPLANTES DE TITÂNIO - REACÇÕES ALÉRGICAS - segundo a literatura ainda são necessários mais estudos, mas existem alguns casos clínicos relatados. Uma possível associação, será devido ao facto de os implantes com metal, irem libertando ao longo tempo iões de metal podendo causar reacções de hipersensibilidade. Mas ainda existem poucos estudos sobre este tema na cavidade oral, existem sim estudos na área da ortopedia, mas que não podemos comparar diretamente com a Medicina Dentária. Neste momento ainda não existe relação direta de reacções alérgicas e a colocação de implantes dentários em titânio.
Caso tenha alguma dúvida ou pretenda ter mais informações sobre este tipo de implante, estarei ao dispor através dos meus contatos.
Comments