O AO4 é uma técnica cirúrgica que permite devolver ao paciente a sua dentição em apenas 1 dia, com uma taxa de êxito de 98%. Esta técnica está indicada para pacientes desdentados totais, ou para pacientes com doença periodontal muito avançada, onde já não é possível ter sucesso na manutenção da dentição natural, com outros tratamentos.
O procedimento é simples, consiste numa cirurgia onde realizamos a colocação de 4 implantes em cada maxilar e a colocação de dentes fixos aparafusados sobre os implantes, no mesmo dia da intervenção. Ficando assim restituída a função mastigatória e estética.
A perda de dentes, leva a atrofia do osso maxilar, que com o avançar do tempo deixa de ter estimulo funcional e consequentemente atrofia em altura e em espessura. A colocação de implantes dentários, permite de certa forma, estabilizar a perda óssea fisiológica do osso maxilar na ausência de dentes.
Com esta técnica mesmo em casos de atrofia óssea severa é sempre possível restituir todos os dentes de um maxilar no mesmo dia.
A intervenção cirúrgica é indolor, e sob o efeito de anestesia local. O pós-operatório depende da condição de saúde de cada paciente, mas normalmente é controlável com medicação prescrita, tornando o processo indolor.
Vantagens da técnica AO4:
colocação de dentes fixos no mesmo dia da intervenção cirúrgica;
não necessita de enxertos ósseos;
tratamento rápido, com efeitos funcionais e estéticos imediatos;
cirurgia relativamente simples, cerca de 1h a 1:30h por maxilar, sem necessidade de internamento;
apenas uma fase cirúrgica;
técnica com mais de 30 anos de FollowUp - taxa de sucesso de 95-98%;
PROTOCOLO AO4:
1º - Consulta de diagnóstico e planeamento - observação clínica e requisição e avaliação de exames complementares de diagnóstico (Ortopantomografia e TAC Dental).
2º - Consulta de Higiene Oral, Fotografias Intra-Orais, moldes e esclarecimento de dúvidas.
3º - Fase Cirúrgica - exodontia de dentes inviáveis, caso ainda possua dentes que não são tratáveis do ponto de vista clínico e colocação de 4 implantes dentários em cada maxilar.
4º - Colocação dos dentes fixos provisórios, no dia da cirurgia após algumas horas, tempo necessário para que o Laboratório termine a confecção dos seus dentes personalizados.
5º - Consulta de remoção de pontos e controlo pós-cirúrgico. Após 10 a 15 dias da intervenção cirúrgica.
6º - Durante o processo de osteointegração (cicatrização) dos implantes - pode ir de 4 a 6 meses. É necessário realizar consultas de controlo e Higiene Oral, com um intervalo de +- 2 meses. Desta forma é possível avaliar todo o processo de cicatrização dos implantes dentários, assim como verificar a cicatrização óssea e tecidular. Nestas consultas também será avaliado e corrigido, se necessário, a manutenção dos cuidados de higiene oral a ter.
7º - Concluído o processo de cicatrização, poderá avançar para a realização dos seus dentes fixos definitivos. Serão necessárias algumas consultas para novos moldes, provas de dentes, até que o resultado final seja o ideal a nível estético e funcional.
Este tipo de prótese fixa tem mais resistência que a anterior, pois possui pelo seu interior uma estrutura confeccionada em material especifico e de forma individualizada para o seu caso.
8º - Consultas de Higiene Oral - 6 em 6 meses.
Para que o seu caso de implantes seja um sucesso, são necessários os habituais cuidados de higiene oral diários, assim como manter as consultas de controlo de 6 em 6 meses.
Comments