Ao longo dos últimos anos, a Medicina Dentária, assim como todos as especialidades médicas tiveram uma grande evolução. Surgem novas técnicas, novos materiais, novos estudos para ler. Ao trabalharmos numa equipa em que cada um dos profissionais se dedica apenas a uma área especifica, como por exemplo, a cirurgia oral, implantologia, prótese fixa, entre outras, faz com que o profissional se foque apenas numa das especialidades, e assim, consegue atingir a excelência nos trabalhos que realiza e consequentemente ter mais sucesso em todos os seus casos, e maior satisfação dos pacientes, pois os resultados vão ser mais previsíveis.
Foram várias as pequenas clínicas e os grandes grupos de Medicina Dentária que verificaram que ao terem médicos especializados por áreas, conseguiam obter melhores resultados nos tratamentos, mais conforto para o paciente e melhores resultados económicos e financeiros para a clínica, algo que também se deve ter em conta. Isto porque, esta diferenciação por parte de cada médicos acarreta, no meu ponto de vista várias vantagens:
- elaboração de planos de tratamento mais eficazes;
- melhores resultados clínicos nos tratamentos;
- menos tempo de cadeira para realizar os tratamentos, o médico que se especializa numa área acaba por ser mais rápido após atingir a excelência da técnica;
- menor morbilidade para o paciente;
- evitar insucessos e logo evitar repetições de trabalhos;
- maior confiança por parte dos pacientes;
São várias as vantagens para os clínicos e para os pacientes ao serem tratados por uma equipa multidisciplinar, mas por outro lado, ainda existem colegas que se queixam de que a nossa profissão é muito "solitária", pois a maioria ainda continua a trabalhar de forma individual, nas suas clínicas, tendo muita vezes algumas dificuldades em resolver certos casos clínicos, principalmente os mais complexos que envolvem várias áreas de actuação.
Para dar resposta,
este ano, acabo de lançar um novo projeto que tem ajudado alguns colegas a resolver os casos mais complexos nas suas clínicas, sem terem a necessidade de encaminhar os pacientes e sem a necessidade de investimento em materiais que apenas iriam usar em casos pontuais. Com a grande vantagem de poderem ter formação ao mesmo tempo que realizam o caso clínico, na sua própria clínica.
Para mais informações consultar o link: https://www.joaoabelmoura.com/profissionais
Comments